Todos os meses, durante o período fértil, as mulheres desenvolvem cistos nos ovários. Normalmente estes cistos não atingem mais do que 2-3 cm e, com a variação dos níveis hormonais ovarianos, estes cistos tendem a regredir naturalmente.
Cistos ovarianos de maior tamanho, de aspecto complexo ou diagnosticados nos extremos da idade da mulher devem ser acompanhados com maior atenção, às vezes necessitando de cirurgia.
Ooforoplastia
Também conhecida como plástica no ovário. Refere-se à cirurgia que retira somente o cisto. É reservada aos casos de cistos benignos, hemorrágicos, de endometriose e cistos chamados de Borderline.
Ooforectomia
É a retirada completa do ovário. É reservada para dois casos principalmente: 1. casos em que o tecido do ovário já foi substituído quase que completamente pelo cisto, não restando material viável para preservação e 2. casos em que exista a suspeita de malignidade e a rotura do cisto poderia ser prejudicial.
É importante ressaltar: o diagnóstico definitivo somente é fornecido pelo patologista com a avaliação da peça cirúrgica retirada e avaliada em parafina. Se na avaliação final o material retirado for confirmado como maligno faz-se necessária a reabordagem cirúrgica para complementação cirúrgica oncológica.
Atendimento Particular. Emitimos nota fiscal. Auxiliamos e acompanhamos o processo de solicitação de reembolso de cirurgias junto aos convênios
Operamos nos melhores hospitais de São Paulo: Albert Einstein, Sírio Libanês, Santa Joana, Pró Matre, Santa Maria, Samaritano, Nove de Julho e Oswaldo Cruz